segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pão por Deus
 
   Em Portugal, no dia de Todos-os-Santos as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o pão por Deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão por Deus podem recitar versos e recebem como oferenda: doces, pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano.

   Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou).

   Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (um de Novembro, dia de Todos os Santos), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
 
   Na sala de aula, os artistas ficaram a conhecer a história do pão por Deus e, para continuar esta tradição, elaboraram um pequeno saco com os materiais disponíveis.
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário